[pt-br-discussao] A lei do ODF

Alexandre Silveira-2 Alexandre Silveira-2

[pt-br-discussao] A lei do ODF

Abro a questão por aqui...

A alta,Itaipu Binacional,TDF, entrariam com um projeto de lei na camara
dos deputados ou senado para a criar a adoção do formato ODF em toda a
administração pública federal ? Alguém encampa esta iniciativa por aqui
??? :)

Alex.

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

Jomar Silva Jomar Silva

Res: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Caros,

O projeto de lei de ODF já foi apresentado na Camara Federal há alguns anos e até onde sei ele foi apensado a um projeto de software livre que tramita por lá e foi drasticamente alterado. O autor do projeto foi o Deputado Paulo Teixeira e o texto base é o mesmo do Paraná e do Rio (eu participei da elaboração do texto no Paraná).

Eu estou cuidando deste tema pessoalmente, para que o projeto seja novamente apresentado no âmbito federal, mas como as articulações ainda estão acontecendo, não posso passar mais detalhes ainda.

Não se preocupem que estou tratando do tema desde a apresentação do projeto no Paraná.

Abs,

Jomar

PS.: Precisamos de iniciativas em outros estados, e posso ajudar com o que for necessário com a argumentação junto a parlamentares.

Adrylan Viana Adrylan Viana

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Bom dia pessoal.
Gostaria de saber como levantar essa bandeira no meu estado. Quais são os
caminhos para termos uma lei estadual como a do Rio?

Abraços
Adrylan

Em 22 de novembro de 2011 21:23, Jomar Silva <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> PS.: Precisamos de iniciativas em outros estados, e posso ajudar com o que
> for necessário com a argumentação junto a parlamentares.

Diretor
Oficina Livre Tecnologia
(82) 3313-6001 / 8804-6092 / 9907-7476
msn: [hidden email]
Skype: adrylanviana
Twitter: @adrylan @oficinalivre

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

Marcelo Massao Marcelo Massao

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Olá Adrylan.... bom dia.
Um passo fundamental é vc fazer contato com algum parlamentar para
apresentar o ODF (foi assim que fiz aqui no RJ). De preferência para algum
deputado que já tenha certo conhecimento (ou envolvimento com o software
livre). No caso aqui do RJ o deputado Robson Leite já conhecia e era
usuário do Broffice (Libreoffice) e isto acabou facilitando bastante o
processo. Qual é o seu estado?
Qualquer coisa que precisar estou a disposição.
Abraços
Massao

Em 23 de novembro de 2011 09:03, Adrylan Viana
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Gostaria de saber como levantar essa bandeira no meu estado. Quais são os
> caminhos para termos uma lei estadual como a do Rio?

*AGORA É LEI: 5978 de 24/05/211*
* "Os órgaõs e entidades da administração pública direta, indireta,
autárquica e fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os órgãos
autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão preferencialmente,
formatos abertos de arquivos para a criação, armazenamento e
disponibilização digital de documentos". *
* *

Atenção! Caso haja documentos de escritório anexados neste e-mail, eles
poderão estar no formato ODF, um padrão aberto, gratuito e homologado pela
ISO e ABNT. Para abrir e editá-los, basta baixar e instalar o BrOffice,
disponível em http://libreoffice.org.br<http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/>

Marcelo Massao Osava
Padrão Aberto de Documentos (ODF)
*http://acessa.me/a6d2*
Linux user number 436596

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

Adrylan Viana Adrylan Viana

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Bom dia Massao
Sou de Alagoas e quero levantar essa bandeira aqui. Gostaria muito da sua
ajuda e da comunidade para levar essa proposta adianta.
Tenho várias dúvidas como:
-Como apresentar o ODF;
-Em que argumentos fundamentar a proposta;
-O que propor, etc

Se tiver algum modelo de documento, ofício, ou algo assim já seria muito
útil.

Tenho contato com algumas lideranças políticas tanto a nível estadual como
municipal.

Desde já agradeço a ajuda.
Abraços

Adrylan

Em 23 de novembro de 2011 08:11, Marcelo Massao <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> processo. Qual é o seu estado?
> Qualquer coisa que precisar estou a disposição.

Rdo Xavier Rdo Xavier

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Amigos,

no Pará estamos começando os contatos para levarmos a ideia até um
deputado, vejo que temos várias pessoas em varios estados, também a exemplo
do RJ querendo implementar a lei. Assim sendo, não seria bom colocar na
wiki um passo a passo da "implantação" da lei no Estado?

Em 23 de novembro de 2011 08:39, Adrylan Viana
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Abraços
>
> Adrylan
>
> Em 23 de novembro de 2011 08:11, Marcelo Massao <[hidden email]

GUBrO-PA

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

Adrylan Viana Adrylan Viana

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Excelente ideia Xavier.

A medida que as coisas forem caminhando poderíamos reportar aqui os
acontecimentos.

Apoiada a ideia.

Adrylan

Em 23 de novembro de 2011 08:44, Rdo Xavier <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> do RJ querendo implementar a lei. Assim sendo, não seria bom colocar na
> wiki um passo a passo da "implantação" da lei no Estado?

Gustavo Buzzatti Pacheco Gustavo Buzzatti Pacheco

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

 Olá Adrylan!

  Escrevi um documento de apresentação do ODF para as nossas atividades de
divulgação do projeto de lei 115/2011, que propõe, para o Rio Grande do
Sul, a mesma lei do Paraná e do Rio de Janeiro. O documento está no
endereço abaixo. Espero que seja útil para você:

http://www.scribd.com/doc/57565247/Subsidios-ao-marco-legal-de-utilizacao-do-OpenDocument-Format

 Abraço,
 Gustavo Pacheco.

Em 23 de novembro de 2011 09:39, Adrylan Viana
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Abraços
>
> Adrylan
>
> Em 23 de novembro de 2011 08:11, Marcelo Massao <[hidden email]

Muito obrigado Gustavo
Acredito que será muitíssimo útil não só para mim como para vários amigos
aqui na lista.

Vou preparar tudo por aqui e mantenho a comunidade informado do andamento.

Abraços

Adrylan

Em 23 de novembro de 2011 08:52, Gustavo Pacheco <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Sul, a mesma lei do Paraná e do Rio de Janeiro. O documento está no
> endereço abaixo. Espero que seja útil para você:

Eduardo Az - EMBRASIS Informática e O&M Eduardo Az - EMBRASIS Informática e O&M

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Em São Paulo já tem alguma iniciativa?
Se sim, quero ajudar no que puder,
se não, vou também ir em frente.

Eduardo Az
EMBRASIS

<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Sul, a mesma lei do Paraná e do Rio de Janeiro. O documento está no
> endereço abaixo. Espero que seja útil para você:

Jomar Silva Jomar Silva

Res: Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Que eu saiba não temos nada de concreto ainda em Sao Paulo.

Jomar

<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Sul, a mesma lei do Paraná e do Rio de Janeiro. O documento está no
> endereço abaixo. Espero que seja útil para você:

fellipedemoraes@gmail.com fellipedemoraes@gmail.com

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Em São Paulo conte com meu apoio, hoje apresento ao CEETEPS que mantém
escolas técnicas e faculdades em 155 municípios paulistas a proposta de
adesão ao Protocolo Brasília que ao meu entender é a forma mais fácil de
migrar sem aborrecer os usuários, gostaria de uma maior participação
paulista, não sei como mas no que puder conte comigo!

Abraço
Felipe Moraes - Fatec/Etec Botucatu

Em 23 de novembro de 2011 10:05, Eduardo Az - EMBRASIS <
[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Abraços
>
> Adrylan
>
> Em 23 de novembro de 2011 08:52, Gustavo Pacheco <[hidden email]

Entre hoje e amanhã, vou estar conversando com um dirigente do PV-SP.
Este dirigente é meu amigo, mas, nada impede de ser por outro partido
também.
Felipe, você está em Botucatu certo? Vamos conversar melhor e juntar forças.
Se tiver alguém mais de SP, entre em contato também.
Massao, vou precisar de apoio, o que puder passar pra mim, seria
interessante.

Eduardo Az
EMBRASIS

[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Abraços
>
> Adrylan
>
> Em 23 de novembro de 2011 08:52, Gustavo Pacheco <[hidden email]

Albino Biasutti Neto Albino Biasutti Neto

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Olá pessoal.

No Espírito Santo, há iniciativas da ODF ? Algo em planejamento, etc ?

Em 23 de novembro de 2011 09:52, Gustavo Pacheco <[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Sul, a mesma lei do Paraná e do Rio de Janeiro. O documento está no
> endereço abaixo. Espero que seja útil para você:

Abraços,

Albino Biasutti Neto

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

fellipedemoraes@gmail.com fellipedemoraes@gmail.com

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Eduardo, tenho alguns contatos politicos, mas não acompanho pela índole
de tais, minha proposta ao CEETEPS é a minha monografia para conclusão
do curso de Informática para Negócios, que apresento pra uma banca ainda
não agendada, pode me contactar quando quiser, fellipedemoraes@ gmail,
hotmail, yahoo.
Me formando no fim do ano pretendo ir para a capital e assim cooperar
mais com a adoção do ODF.
Abraço.
Felipe Moraes

Em 24-11-2011 12:34, Eduardo Az - EMBRASIS escreveu:

> [...]
> migrar sem aborrecer os usuários, gostaria de uma maior participação
> paulista, não sei como mas no que puder conte comigo!

Vitorio Furusho Vitorio Furusho

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Albino,

Você e o João Fernando poderiam conduzir aí no Espírito Santo, o que acham
??

Vejam como estão nos Estados, Congresso Nacional, Municípios, ABNT e ISO

   1. ISO/IEC 26300 - é Norma Internacional desde 2006
   2. Paraná - Dep. Praczyk, Jomar e Furusho - Primeira Lei ODF
   3. Câmara dos Deputados - Dep. Paulo Teixeira, Furusho e Jomar - tem
   Projeto de Lei
   4. ABNT NBR ISO/IEC 26300 - é norma brasileira desde 2008
   5. Protocolo Brasília ODF - Cassino, Paulo Maia, Jomar, Furusho, Deivi,
   Clarice Coppetti
   6. Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Márcia Schuller - já é lei
   7. Rio de Janeiro - Massao, Dep. Robson Leite - já é lei
   8. Rio Grande do Sul - Elton, Gustavo, Dep. Miki - tem Projeto de Lei
   9. Minas Gerais - Dep. Luzia Ferreira - início de articulação
   10. Alagoas - Adrylan - início de articulação
   11. Pará - Rdo Xavier - início de articulação, poderia envolver a Fátima
   12. São Paulo - Eduardo AZ - início de articulação, poderia envolver
   Cassino, Jomar
   13. Paraíba - Rodrigo e Anauac - início de articulação
   14. Espírito Santo - Albino e João Fernando - início de articulação
   15. Santa Catarina -
   16. Mato Grosso do Sul
   17. Goiás
   18. Mato Grosso
   19. Tocantins
   20. Bahia
   21. Sergipe
   22. Pernambuco
   23. Rio Grande do Norte
   24. Ceará
   25. Piauí
   26. Maranhão
   27. Amazonas
   28. Amapá
   29. Rondônia,
   30. Acre
   31. Roraima
   32. Distrito Federal

O Projeto de Lei 2269 sobre Software Livre e ODF, na Câmara dos Deputados,
está atualmente na CCJ, vide o lik: Congresso Nacional: Software Livre em
breve, será adotado pela União, Estados, Distrito Federal e
Municípios<http://softwarelivre.org/furusho/blog/congresso-nacional-software-livre-em-breve-sera-adotado-pela-uniao-estados-distrito-federal-e-municipios>

No meu blog tem várias informações a respeito: Free Software
Furusho<http://softwarelivre.org/furusho>

Um abraço,

*Furusho, *Vitorio*
*[image:
https://twimg0-a.akamaihd.net/profile_images/990355931/Furusho_430x430_reasonably_small.jpg]
Ativista de Software Livre, LibreOffice e ODF
ODF Alliance Award<http://www.odfalliance.org/blog/index.php/site/odf_alliance_awards/>
Membro da Comunidade LibreOffice Brasil - CoLibre<http://pt-br.libreoffice.org>
Membro da The Document Foundation - TDF<http://www.documentationfoundation.org/>
Membro da Free Software Foundation - FSF 10174 <http://www.fsf.org>
Membro da Associação Software Livre Brasil <http://www.softwarelibre.org>
Membro da ABNT <http://www.abnt.org.br>
Free Software Furusho <http://softwarelivre.org/furusho>
The Furusho Daily <http://paper.li/vfurusho>
Twitter: @vfurusho <http://twitter.com/vfurusho>
Skype: vyfurusho <http://www.skype.com>
Jabber: Furusho
Gtalk: broffice
E-mail: [hidden email]

Em 24 de novembro de 2011 13:20, Albino Biasutti Neto
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
>
> No Espírito Santo, há iniciativas da ODF ? Algo em planejamento, etc ?
>
> Em 23 de novembro de 2011 09:52, Gustavo Pacheco <[hidden email]

João Fernando João Fernando

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Por mim tudo bem. Já tinha conversado com o pessoal de fora do ES a um
tempo atrás justamente sobre isso mas a correria não me deixou prosseguir,
vamos acelerar isso esse 2012!

Em 22 de dezembro de 2011 18:25, Vitorio Furusho
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> Membro da Comunidade LibreOffice Brasil - CoLibre<
> http://pt-br.libreoffice.org>
> Membro da The Document Foundation - TDF<

João Fernando Costa Júnior
Comunidade LibreOffice do ES / Iniciativa Espírito Livre / Equipe Bestlinux
GNU/Linux User #422133
Ubuntu User #16167

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

Albino Biasutti Neto Albino Biasutti Neto

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Olá Furusho.

<[hidden email]>escreveu:

> Albino,
>

> Você e o João Fernando poderiam conduzir aí no Espírito Santo, o que acham
> ??

Estava conversando com o João e outras pessoas, no próximo ano [2012]
criarmos uma base membros dispostos (motivação, foco e objetivo) a ajudar
na implantação da Lei ODF, e o Software Livre (municipais, estaduais, no
estado).

> [...]
>   13. Paraíba - Rodrigo e Anauac - início de articulação
>   14. Espírito Santo - Albino e João Fernando - início de articulação

Sim, estamos no início e vamos progredir. ;-)

Como diz o João: Vamos que vamos... :-)

Abraços,
Albino.

--
Albino Biasutti Neto
Chave GPG: *1A867107*

# Arquivo de mensagens: http://listarchives.libreoffice.org/pt-br/discussao/

Vitorio Furusho Vitorio Furusho

Re: [pt-br-discussao] A lei do ODF

Albino e João Fernando,

Parabéns pelo entusiasmo.
Vamos em frente.
Qualquer dúvida, temos várias pessoas que trabalham para criação de
Projetos de Lei e Protocolo Brasília ODF, nos contate, por favor, veja a
relação já citada, principalmente o Jomar, da ODF Alliance Latino América.

[...]

Em 23 de dezembro de 2011 07:57, Albino Biasutti Neto
<[hidden email]>escreveu:

> [...]
> estado).

> Fátima
> >

> Sim, estamos no início e vamos progredir. ;-)

Com certeza Furusho. Vamos avançar sim. A aproximadamente um ano atrás
estive conversando com um político da região metropolitana de Vitória,
visando justamente isso. Porém na ocasião, haviam, pelo que parece, outras
prioridades na agenda do político.