[pt-br-usuarios] A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3

Olivier Hallot Olivier Hallot

[pt-br-usuarios] A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3

Berlim, 7 de Agosto de2019– A The Document Foundation anuncia o
LibreOffice 6.3, uma versão aprimorada da famíliaLibreOffice 6 com
melhor desempenho, grande quantidade de novos e melhores recursos, e
interoperabilidade aprimorada com formatos de documentos proprietários:

  *

    O desempenho do Writer edo Calc foi aprimorado em 10 vezes segundo
    os documentos fornecidos pelos usuários: arquivos de texto com
    marcadores, tabelas e fontes embutidas, planilhas ODS e XLSX muito
    grandes, e arquivos Calc com funções PROCV estão mais rápidos.
    Salvar planilhas no formato XLS também ficou mais rápido.

  *

    A versão de abas compactas da interface de usuário Notebook bar,
    introduzida no LibreOffice 6.2 está disponível para o Calc, Writer,
    Impress e Draw. Ela deixa mais espaço para os documentos do usuário,
    planilhas e apresentações em laptops com telas largas. Além disso, a
    interface de usuário Contexto Único está pronta para o Writer e o Draw.

  *

    Uma nova lista de funções na barra de fórmulas substitui a antiga
    função SOMA no Calc, dando acesso rápido às funções usadas mais
    frequentes. Também foi criada a função FOURIER para calcular a
    transformada discreta de Fourier de um vetor de dados.

  *

    A exportação PDF foi aprimorada para atender ao padrãoPDF/A-2,
    necessário para várias organizações para arquivamento a longo prazo.
    Além disso a edição de formulários PDF foi simplificada com a
    chegada do menu Formulário no Writer, reforçando um dos recursos
    mais poderosos do LibreOffice.

  *

    Os documentos podem agora serem censurados ou com informação
    sensível ocultada - por exemplo, dados pessoais - antes de exportar
    ou compartilhar o arquivo, para ajudar empresas ou organizações a
    atender a legislação regulatória.

  *

    No Windows, um modo de console novo foi acrescentado, com melhor
    saída de dados e de códigos de erro. Torna muito mais fácil quando
    usar o LibreOffice em processamento de lotes de arquivos tais como
    impressão ou conversão de formatos.

  *

    A interoperabilidade com os formatos proprietários do Microsoft
    Office foi aprimorada em muitas áreas com suporte à exportação de
    modelos de documentos DOTX e modelos de planilhas XLSX, importação
    de gráficos a partirde formas agrupadas DOCX DrawingML, importação e
    exportação de Smart Art no PowerPoint, e melhorias na importação de
    tabelas dinâmicas do XLSX.

Os novos recursos do LibreOffice 6.3 foram desenvolvidos por uma grande
comunidade de contribuidores, 65% das modificações de código foram
feitas por empresas presentes no Conselho Consultivo, tais como a
Collabora, Red Hat e CIB, além de outras organizações e 35% das
contribuições vieram de voluntários individuais.

Somam-se à comunidade global de voluntários que cuidam de outras
atividades fundamentais tais como controle de qualidade, traduçãodo
software, projeto da interface de usuário, edição do sistema de Ajuda e
documentação, além de apoiadores do software livre e dos padrões abertos.

Um vídeo com um resumo das novidades mais importantes do LibreOffice 6.3
está disponível no You tube : https://www.youtube.com/watch?v=SIBjmHSHs-w

*LibreOffice para usuários individuais*

O LibreOffice 6.3 é o que tem de mais avançado em recursos de suites de
escritório abertas, e desta forma está destinado a entusiastas de
tecnologia, curiosos e usuários avançados. A The Document Foundation não
fornece suporte ao usuário, porém eles podem obter ajuda de outros
usuários nas listas de e-mails e na página de perguntas e respostas Ask
LibreOffice.

Para usuários conservadores e com necessidade de estabilidade, a The
Document Foundation mantém a família LibreOffice 6.2, que inclui meses
de correções ao código. A versçao atual é a 6.2.5,

*LibreOffice para negócios*

Para instalaçõescorporativas, a The Document Foundation recomenda
fortemente que se contrate o LibreOffice de um dos parceiros do
ecossistema para obter suporte de longo prazo, assistência dedicada,
novos recursos personalizados e correções de bugs, além de outros
benefícios. Os trabalhos destes parceiros em contrato com seus clientes
retorna ao projeto LibreOffice, beneficiando a todos.

Suporte para migrações e treinamentos deve ser obtidos por profissionais
certificados que podem prover serviços de alto valor e estendem o
alcance da comunidade ao mundo corporativo e oferecem ao CIO e gerentes
de TI uma solução em linha com as ofertas de software proprietários.

De fato, o LibreOffice – graças a um código amadurecido, rico em
recursos, forte suporte a padrões abertos, excelente compatibilidade e
opções de suporte a longo prazo de parceiros certificados – representa o
ideal para corporações que desejam retomar o controle de seus dados e
libertarem-se da dependência de fornecedores.

*Disponibilidade do **LibreOffice **6.3*

O LibreOffice 6.3está disponível desde já no link: http
<https://www.libreoffice.org/download/>s
<https://www.libreoffice.org/download/>://www.libreoffice.org/download/
<https://www.libreoffice.org/download/>. Os requisitos mínimos dos
sistemas operacionais proprietários sãoMicrosoft Windows 7 SP1 eApple
macOS 10.9. Montagens do últimoLibreOffice Online estão disponíveis como
imagensDocker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/.

O LibreOffice Online é essencialmente um serviço, e deve ser instalado e
configurado com um armazenamento na nuvem com um certificado SSL. Pode
ser considerado uma tecnologia a ofertar pelos provedores de internet ou
em nuvens privadas de empresas e organizações.

Os usuários do LibreOffice, apoiadores do software livre, e membros da
comunidade podem apoiar aThe Document Foundation com uma doação emhttp
<https://www.libreoffice.org/donate>s
<https://www.libreoffice.org/donate>://www.libreoffice.org/donate
<https://www.libreoffice.org/donate>.

O LibreOffice 6.3é criado com as bibliotecas de conversão de documentos
do Document Liberation Project: http
<https://www.documentliberation.org/>s
<https://www.documentliberation.org/>://www.documentliberation.org
<https://www.documentliberation.org/>.

*Press Kit*

O press kit, com documentos de apoio – Hybrid PDF, aberto denro
doLibreOffice, podem ser editados como arquivos ODT simples– e as
imagens de alta resolução estão
aqui:https://nextcloud.documentfoundation.org/s/3B8ZecMNMcWcxHy.

--
*Olivier Hallot*
Founding Member

Gilberto Schiavinatto Gilberto Schiavinatto

Re: [pt-br-usuarios] A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3

Estou usando a 3 horas e executei dezenas de arquivos e tudo parece normal.

Em 08/08/2019 08:46, Olivier Hallot escreveu:

> [...]

Gilberto Schiavinatto Gilberto Schiavinatto

Re: [pt-br-usuarios] A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3

Detalhe não substituiu a instalação anterior, criou outra como
*LibreOfficeDev 6.*

**