[pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

Gilvan Vilarim Gilvan Vilarim

[pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

Se alguém tiver uma boa ideia sobre isso, seria legal:

Suponha um documento com um estilo de parágrafo usado nas legendas de
várias tabelas, chamado Tablegenda. O estilo foi aplicado manualmente em
cada parágrafo com uma legenda digitada.

Eu criei um Estilo de Lista chamado Listalegenda, e pus nele um marcador
personalizado com a palavra "Tabela x", onde x é a numeração.
Com isso eu consigo que todas as legendas exibam um padrão como Tabela 1 -
Operadores, Tabela 2 - Cálculos etc. A palavra Operadores, por exemplo,
está no estilo de parágrafo, e a palavra Tabela x vem do estilo de lista.

Eu apliquei o estilo de lista junto ao estilo de parágrafo. Se eu quiser
mudar esse prefixo (p.ex, "Tabela" virar "Quadro"), bastar mudar o marcador
no estilo. Ficou muito bom.

Mas agora eu quero o seguinte: no corpo do texto eu queria escrever algo
assim: "segundo a Tabela 3, etc etc etc". Quero referenciar as tabelas
dentro do corpo.

Eu quero que a parte "Tabela 3" venha do mesmo local onde está aplicado o
estilo de lista. Se a numeração ou o marcador mudarem para "Grade 4", o
corpo do texto mudaria automaticamente para  "segundo a Grade 4, etc etc
etc"

Como fazer isso? The treta has been planted. :)

[]s

--
/*
*Prof. Gilvan Vilarim*

Bruno Rafael Santos Bruno Rafael Santos

Re: [pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

isso nao seria uma forma de referencia cruzada? pq se vc insere um
objeto como uma figura ou tabela, depois vc pode referencia-la de varias
formas:

página onde ocorre, capitulo de origem, numero, referencia (a legenda em
si), paragrafo e assim por diante.

é razoavelmente facil.

veja se isso aqui ajuda:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Campos-no-LibreOffice-usos-e-abusos/

*Bruno Rafael de C. Santos*
/Project Management for R&D
links: resume <http://goo.gl/xDS1jN> | lattes/cv <http://goo.gl/Z4X9DK>
| blog <http://www.rafaelocremix.wordpress.com/>
phone: +55 21 979 817 467
/
Am 08.03.2018 um 13:40 schrieb Gilvan Vilarim:

> [...]
>
> []s

Gilvan Vilarim Gilvan Vilarim

Re: [pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

Muito bom, Bruno! Eu já tinha mexido em campos e referências, mas depois
que li o artigo eu vi que tem algo próximo do que pensei em Inserir - Campo
- Outros - Referencias - Paragrafos numerados - Inserir como Número.

Ele insere algo como Tabela 1.   - ele incluiu esse pontinho que veio do
estilo, mas isso eu tento ver como mudar.

Eu tinha feito as legendas sem o comando do Writer de inserção; pus
parágrafos simulando legendas. Se eu inserir como legenda, parece que fica
até melhor. Vou testar.

Obrigado!

[]s

--
/*
[...]

se vc não quiser utilizar a legenda nativa do libreoffice, vc pode
inserir as referencias para imagem diretamente em um parágrafo que o
libreoffice reconhecerá o parágrafo como legenda. isso é util se os
frames estiverem te atrapalhando.

aparentemente o lb reconhece o parágrafo inteiro como uma legenda quando
vc insere uma referencia. apenas respeite isso.

Am 08.03.2018 um 15:15 schrieb Gilvan Vilarim:

> [...]
> - IFRJ
> Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro

Marcelo Vaz Marcelo Vaz

Re: [pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

Olá pessoal,

aproveitando a deixa: incluir campos em cabeçalho é relativamente fácil,
como por exemplo fazer com que cada página exiba, em seu cabeçalho, o
capítulo de qual ela faz parte. Isso facilita para o leitor dos textos, que
consegue ter uma referência de que capítulo e/ou tópico o texto que ele
está lendo se refere. Mas tem uma coisa que não consegui: para o leitor que
vai ler o texto em PDF, eu gostaria que esse campo, além de identificar o
atual capítulo, pudesse apontar — como um link — para a página inicial do
capítulo/tópico. Então, além do nome, o link para o capítulo referente a
ele também teria que ser dinâmico...

É possível um campo com essa característica?

--
Sempre Ouvi Dizer: poesia todo dia nasce, a gente nem mesmo vê...
http://sempreouvidizer.blogspot.com/

Bruno Rafael Santos Bruno Rafael Santos

Re: [pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

eu como é um cabeçalho, creio que vc teria um por capítulo. entao eu
tentaria colocar um link para a página do capitulo em questao e usar
alguma firula para fazer o link sumir.

para uma solucao mais automatica teriamos que explorar alguma ferramenta
que nao foi feita para isso, como referencias cruzadas apontando para
uma variável ou função. eu nunca fui tao longe assim...

Am 08.03.2018 um 15:30 schrieb Marcelo Vaz:

> [...]
> ele também teria que ser dinâmico...
>
> É possível um campo com essa característica?

Marcelo LECampo Unipampa Marcelo LECampo Unipampa

Re: [pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

oi Bruno,

Sim, se eu criar estilos de páginas diferentes (e, por consequência,
cabeçalho) para cada capítulo o problema se resolve, é só colocar no campo
uma referência ao documento que o link para o capítulo surge. No entanto,
meu texto até que não tem muitos capítulos, são cinco, mas tem muitos
tópicos de Nivel 2, o que exigiria a criação de muitos estilos.... por isso
fiz a pergunta, pois aí poderia manter apenas um estilo para o documento
inteiro.
de qq forma, grato pela resposta!

Em 8 de março de 2018 15:46, Bruno Rafael Santos <[hidden email]>
escreveu:

> [...]
> ce.org/pt-br/usuarios/

Gilvan Vilarim Gilvan Vilarim

Re: [pt-br-usuarios] Fazer referências automáticas no Writer

Realmente, fazer os links ficarem dinâmicos para capítulos diferente é mais
complicado, mas não deve ser impossível...

[]s

--
/*